domingo, 8 de maio de 2011

Como funciona a internet hoje

Eu achei essa matéria no Youpix: LOUCOS 2.0. Achei fantástica e decidi colocar aqui seus melhores momentos, caso queria vê-la completa é só clicar no link.

O texto fala sobre as doenças da internet, coloquei as melhores partes, na minha opinião, em verde, vejamos:


DOENÇA: STALKISMO CRÔNICO
PROZACS: 
DIAGNÓSTICO: Se na vida real pegaria mal ficar perseguindo aquela sua ex-namorada na rua (até porque você poderia ser preso), na internet essa prática não só é liberada como incentivada.As redes sociais praticamente foram feitas pra isso. No Twitter, por exemplo, você literalmente segue as pessoas. SINTOMAS: Passar o dia (ou boa parte dele) xeretando o perfil de amigos, ex-namorados ou pessoas que você nem conhece ao vivo. Preocupar-se mais com a vida alheia do que com a própria.

NO DIVÃ: ...  Essa mania de novo-rico publicar milhares de fotos de viagens, dar check-in em lugares da moda, querer mostrar o que faz e aonde vai com os amigos… 

DOENÇA: SÍNDROME DO “SOU FODA”

PROZACS: 
DIAGNÓSTICO: As redes sociais foram feitas pra alimentar o seu ego: elas materializam e explicitam o seu poder em forma de números (seguidores, likes, views etc.) e criaram a cultura dos 15 megabytes de fama, em que qualquer um pode se tornar uma (web)celebridade. Os egos, obviamente, ficam exacerbados, e as pessoas estão o tempo todo tentando ser melhores que as outras, julgando, tentando se vender, ser fodonas e provar que merecem um lugar ao sol neste constante reality show que nunca perde a graça.
SINTOMAS: Só falar da vida pessoal compulsivamente, postar autorretratos em demasia, só se interessar por assuntos que envolvam a sua pessoa, fazer de tudo e qualquer coisa por 1 kilobyte de fama, desejo de se autoafirmar e mostrar que é mais inteligente que os outros (olá, trolls!), compartilhar todo e qualquer check-in do 4Square etc.

DOENÇA: FAIL FOBIA

PROZACS: 
DIAGNÓSTICO: Na internet, a gente tá constantemente produzindo provas contra a gente mesma. O que é publicado na internet ficará guardado pra sempre nos anais do Google, e isso faz com que muita gente tenha medo de se transformar em um gigantesco FAIL ou motivo de chacota na web…
SINTOMAS: Sentir-se deprimido por não poder falar o que pensa, tentar ser outra pessoa apenas pra agradar, ser demitido porque falou merda na web, medo de ser trollado, medo de sofrer bullying, medo, medo, medo…
COMENTANDO O CASO: Ana Estela, recrutadora de repórteres da Folha de S.Paulo. “A Amanda está sendo prudente e madura. E com razão. Ela agora tem preocupações profissionais, e a sua imagem passa a ser importante. Então é preciso mesmo pensar no que vamos expor ao público. E isso não surgiu com as redes sociais. Antes delas, também havia essa duplicidade de atitudes. Por exemplo, uma garota durante o ensino médio talvez subisse na mesa, fizesse discursos e até tirasse a blusa num protesto estudantil, mas dificilmente faria o mesmo num ambiente profissional ou no meio da rua.”
HILARIOUS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário